quarta-feira, 3 de março de 2010

Conhecendo o município de Maranguape e a EEEP Santa Rita

O município de Maranguape-Ce está Localizado a 25 Km de Fortaleza - Ce, e tem no seu entorno os municípios: Maracanau, Pacatuba, Guabiraba, Palmácia, Caridade, Pentecoste e Caucaia. Conta com 17 distritos e possui uma população maior que 100 mil habitantes.

Maranguape conta com uma significante diversidade nas atividades de serviço e trabalho, destacando-se: industriais, comerciais,turísticas, pecuariae agrícola, além do reconhecido bordado.

O Sistema Educacional de Maranguape é oferecido na forma de Ensino Regular para a Educação de jovens e adultos, distribuidos nas suas Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Escolas Particulares, conta ainda com faculdades particulares, a Associação de pais de alunos exepcionais e o Centro Vocacional Tecnológico.O município, por iniciativa e apoio do Governo do Estado do ceará, participa de dois projetos voltados para o Ensino profissional: POJOVEM e ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SANTA RITA, que oferece o ensino médio integrado com professional nas áreas de enfermagem, meio ambiente e informática, recebe alunos oriundos de Escolas da sede e distritos.

A EEEP SANTA RITA localiza-se no bairro da Guabiraba, rua Walter Lopea s/nº, próximo ao bairro Gavião, pertence a áreeade proteção ambiental. Privilegiada pelas belas paisagens (ao nascente, a cidade de Maranguape, e ao poente, a encantadora serra). a EEEP Santa Rita foi fundada em 1930 e já ofereceu diversas modalidades e formas de ensino, sendo palco de nostalgia para muitos de seus visitantes por ser historicamente um grande referencial na educação das famílias maranguapenses.

O novo modelo por esta escola adotado, baseado nos pilares da Educação Contemporânea da UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER, APRENDER A FAZER, surge em Maranguape como uma referência de Educação Professional integrado com o médio, onde gera grandes inovações tanto na parte metodológica como no modelo de gestão.

Na sua metodologia, surge uma nova forma de docência, na qual a prática educativa ultrapassa a tradicional sala de aula e acontece em todos os momentos que oportunizarão aos alunos e professores que agora permanecem na escola em tempo integral.

Outro diferencial é o modelo de gestão, que está baseado na Tecnologia Empresarial Sócioeducacional (TESE), e tem como proposição:
* Desenvolver um espírito empresarial criativo;
* Ter a posrtura voltada para a obtenção de resultados;
* Forma cosciência da unidade entre teoria X prática;gestor X parceiros; líder X liderados; educador X educando.